Cursos e oficinas

CURSO 

ESCREVER PARA JOVENS: PENSAMENTO, HISTÓRIA E CRIAÇÃO DE LIVROS PARA ADOLESCENTES E PRÉ-ADOLESCENTES

O curso “Escrever para jovens – Pensamento, história e criação de livros para pré-adolescentes e adolescentes” tem o objetivo de fazer uma imersão no universo da literatura juvenil e estimular o debate sobre o tema para compreender como estas obras de ficção podem transformar, formar e abrir os horizontes de seus leitores. Ao longo das cinco aulas, além da apresentação de um percurso histórico, a proposta é abordar questões como os interesses do jovem leitor, a importância do livro na vivência do pré-adolescentes e adolescentes, o papel da escola nesta aproximação, bem como dissecar os bastidores da criação de um projeto para este público do ponto de vista do mercado e do escritor. Dessa maneira, pretende-se oferecer novos caminhos e ferramentas para professores, educadores e mediadores trabalharem a aproximação de seus alunos com a leitura.

WORKSHOP

JOVENS E A LEITURA – HISTÓRIAS QUE TRANSFORMAM

O workshop “Jovens e a leitura – histórias que transformam” tem o objetivo de promover a reflexão sobre a relação dos jovens com o universo dos livros. Nos dois encontros previstos, a proposta é discutir como a arte é importante na formação de um pré-adolescente e adolescente e compreender quais as melhores maneiras do livro entrar em suas vidas e impactá-la de maneira positiva, transformando-os por completo.

OFICINA

A GENTE TÊM HISTÓRIA

A oficina “A gente têm história” tem o objetivo de estimular pré-adolescentes e adolescentes a observar e valorizar suas vivências e, a partir delas, criar histórias ficcionais curtas no formato de contos. Nos encontros, a proposta é orientar os participantes sobre como ter boas ideias, desenvolver personagens, estruturar uma narrativa e escrevê-la. O professor/autor Caio Tozzi dividirá sua experiência pessoal, fazendo com que o jovem descubra como é o trabalho de um escritor profissional. Desta maneira, eles terão a experiência de ver nascer suas histórias, viver as dores e delícias do processo de escrita e, por fim, colocá-las no mundo para a apreciação de seu leitor. Para além disso, vamos abrir espaços para o debate da relação destes jovens com a leitura e dialogar sobre quais tipos de histórias os aproxima dos livros. As turmas podem ser divididas em duas faixas de idade: os pré-adolescentes, de 9 a 12 anos, e os adolescentes, de 13 a 17 anos.

ENCONTRO

AFINAL, COMO NASCEM OS LIVROS?

A experiência da leitura pode (e deve) ser ampliada. E o trabalho do escritor para crianças e jovens em um país como o Brasil precisa ser maior do que simplesmente criar o livro. É acreditando nisso que Caio Tozzi se disponibiliza para encontros em escolas públicas e particulares, além de bibliotecas para conversar sobre leitura e a arte de criar um livro. Neste contexto, apresenta a palestra “Afinal, como nascem os livros?”, onde o revela os segredos de cada etapa de produção de uma obra literária: a ideia, a escrita, a reescrita, o papel da editora, a escolha das ilustrações e formatação do livro, distribuição e lançamento. Afinal, a proximidade do escritor com o leitor é a melhor forma de quebrar as inúmeras barreiras que ainda podem existir em relação ao universo dos livros, criando fortes vínculos. Além do bate-papo, os encontros costumam ser fechados com uma sessão de autógrafo. Este é o formato que Caio costuma realizar para alunos de fundamental I e II, mediante a adoção de algum de seus livros.

Para saber como levar alguma destas atividades para sua escola, biblioteca ou instituição, entre em contato com contato@caiotozzi.com