internet
Museu Virtual Dr. Tozzi
Um homem predestinado que chegou ao Brasil para curar pessoas através de um dos mais importantes elementos da natureza: a água. Em tempos de tanta discussão sobre a importância da relação entre homem e o meio ambiente, celebramos a história do médico italiano Francisco Antônio Fusco Tozzi e sua luta pela criação de uma estância termal para tratamento de saúde com águas medicinais no início do século XX. Para isso, foi criado o “Museu Virtual Dr. Tozzi” , que traz para o público pela primeira vez fotos, filmes e documentos raros, recriando esta trajetória única tendo como pano de fundo a história do estado de São Paulo e Brasil nos anos 1910, 1920 e 1930. O projeto tem curadoria e textos de Caio Tozzi e foi desenvolvido em parceria com a Twist Comunicação.
acesse ao museu Clicando aqui.
Quem foi Dr. Francisco Tozzi?
Dr. Francisco Antonio Tozzi nasceu em Benevento na Itália, em 1870, e desembarcou no Brasil em 1900 a convite de um padre italiano para ser médico na região de Serra Negra, interior de São Paulo. Anos mais tarde, um tio que o acompanhou na viagem ficou muito doente e indicou uma fonte de águas quentes, que eram também conhecidas como milagrosas. Interessado, Dr. Tozzi, através de análises, descobriu o poder radioativo daquelas águas. Logo depois comprou as terras onde ela brotava para construir uma estância de cura no interior de São Paulo, igual as que conhecia na Europa – fundando assim Thermas de Lindóia que, mais tarde, mudaria o nome para Águas de Lindóia.
FICHA TÉCNICA
Idealização Caio Tozzi | Acervo Mirian Tozzi e família Tozzi | Textos Caio Tozzi e Mirian Tozzi | Preparação e revisão Helô Beraldo | Produção Vanessa França | Site Mauro Palácios e Twist Comunicação