QUE AS CORTINAS SE ABRAM PARA OS JOVENS!

Projeto contemplado pelo Edital de Realização e Publicação de Obra Teatral Inédita 2022 do ProAC.

Ficha técnica

Criação do projeto: Caio Tozzi
Dramaturgia e textos literários: Caio Tozzi
Edição: Helô Beraldo
Preparação: Helô Beraldo
Revisão: Carina de Luca
Projeto Gráfico: Lili Chiofolo
Diagramação: Lili Chiofolo
Site: Agência Twist

Criado e escrito por Caio Tozzi, autor de livros juvenis como “Super-Ulisses”, “Sala 1208” e “O Livro do Cuca”, “Viva o palco! – Histórias juvenis para ler e encenar” apresenta duas dramaturgias inéditas que levam para o palco as emoções e desafios da juventude. O material está presente na versão física, que será distribuída gratuitamente, e na versão virtual, que pode ser baixada aqui nessa página.

“Rubi em cena” e “O Mural” são histórias que colocam os adolescentes como protagonistas junto de seus dramas, medos, relações e diversas questões dessa fase da vida como o desejo de encontrar um lugar no mundo.

Com os direitos liberados para montagens amadoras e escolares, os jovens ganham a oportunidade de, com o livro em mãos, mergulhar na experiência do teatro e vivenciarem o processo de produção de uma peça dentro ou fora da sala de aula.

Além disso, o projeto ainda traz as versões das histórias no formato literário, o que permite ampliar as possibilidades criativas do processo, e também um roteiro de conversas com uma série de reflexões e estímulos para debates sobre os temas presentes nas narrativas. Esses materiais podem ser acessados abaixo.

“Viva o palco! – Histórias juvenis para ler e encenar” tem o objetivo de incentivar os jovens a ganharem o protagonismo não apenas nos palcos, mas também nos círculos sociais em que vivem – seja na escola, no bairro, na família -, podendo falar sobre o que sentem, o que pensam e o que vivem. E que todos nós possamos, dessa maneira, não apenas ouvir e dialogar com eles, mas também aplaudi-los de pé.

Não deixe de conhecer!

   Clique aqui e acesse o arquivo do livro com as dramaturgias.

   Clique aqui e conheça as versões literárias das histórias.

   Clique aqui e acesse o roteiro de conversa.